O que significa estar com o CPF restrito?

Você consultou seu documento e lá constava como CPF restrito, o que fazer?

Essa com certeza é a dúvida de muitas pessoas, afinal, o CPF é um dos documentos mais importantes.

O mapa da inadimplência no país é alarmante, segundo o site Senado Federal, 80% das famílias estão endividadas e 30% têm contas atrasadas.

Neste artigo, você vai entender com mais detalhes o que significa estar com CPF restrito e como resolver essa situação.

CPF restrito: O que significa?

Um CPF restrito acontece quando a pessoa física ficou em débito com algum banco ou instituição financeira, seja devido a um:

  • Financiamento
  • Cartão de crédito
  • Empréstimo ou qualquer outro crédito não pago.

Assim, quando a pessoa fica com restrição no CPF, os seus dados ficam negativados em um banco de dados.

Dessa forma, ela perde alguns benefícios financeiros, como acesso a opções novas de cartão de crédito, empréstimo e financiamento.

Isso se deve porque, ao ter o nome neste banco de dados, todas as instituições financeiras podem averiguar e identificar se você deve algo, com isso, elas não aprovam novas solicitações de crédito.

Por essa razão, torna-se muito difícil ter acesso a linhas de crédito de emergência, financiamentos, cartões de crédito, entre outros.

Como tirar a restrição no meu CPF?

Antes de tentar tirar a restrição no CPF, é preciso consultar sua situação do documento e saber se as dívidas que possui são realmente feitas por você.

Muitas vezes a restrição pode ser de golpes feitos por criminosos onde pedem empréstimos ou fazem compras no seu nome, então, vale conferir se seu caso se enquadra nesta situação.

Caso contrário, as dívidas foram feitas por você, aí você deverá realizar o pagamento devido, neste caso:

  1. Tente pagar a dívida ou renegociar
  2. Após o pagamento sinalize para a empresa que negativou seu documento
  3. Aguarde a retirada da restrição.
cpf restrito

A restrição no CPF pode negativar meu CNPJ?

Não, as contas do CPF não se misturam com as do CNPJ, o que pode acontecer é de algumas instituições financeiras negarem crédito para sua empresa.

Isso porque, a maioria pesquisa todos os dados do cliente, e se eles encontrarem seu CPF com irregularidades, pode optar em não oferecer empréstimos ou condições de crédito.

Há situações como no caso de uma decisão judiciária, onde o juiz determina que a pessoa utilize de recursos financeiros do CPF da pessoa para indenizar os débitos da empresa.

Mas, nessas situações deverá ocorrer um processo judicial com uma audiência e todos os parâmetros comuns.

Assim como ocorre com o CPF, o CNPJ também pode ficar em restrição caso a pessoa jurídica não pague as suas dívidas corretamente.

O bloqueio do CNPJ só pode ocorrer perante uma determinação legal do juiz, isso porque, em tese, impõe-se que o patrimônio e os débitos da pessoa física não devem ser tratados juntos dos da pessoa jurídica.

Existem diversas maneiras de resolver o CPF restrito na Receita Federal, mas o principal é cuidar para que essas situações não ocorram!

Novos conteúdos relacionados a esse documento tão importante, podem ser conferidos no nosso blog!

Por Equipe de redação 2 via CPF em 13/11/2023
Equipe de redação oficial do Portal 2 via CPF, o maior e mais completo site não oficial sobre o Cadastro de pessoas físicas e documentos relacionados!